Ligue para (11) 5506-0655 | Envie E-mail: fares@fareseassociados.com.br
Projeto
Contorno de Caraguatatuba




Contorno de Caraguatatuba
Viaduto Novo – OAE 210
A obra, que está em fase final de execução (2017), se localiza na ampliação da Rodovia dos Tamoios (SP-099), estrada que liga o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, duas importantes regiões do estado de São Paulo.
O projeto de ampliação da rodovia, chamado “Nova Tamoios”, compreende três trechos: Planalto, Serra e Contornos.
A obra em questão é situada no trecho “Contornos”, na região de Caraguatatuba, fazendo parte do sistema viário com a função de propiciar novas rotas e desafogar o volume de tráfego na SP-055 e outras vias nos arredores, dentro do município. Além da OAE 210, a Fares & Associados projetou diversos outros dispositivos com soluções estudadas e integradas para exercer suas finalidades com ótimo desempenho estrutural e funcional, aliado aos conceitos de durabilidade.
Há que se ressaltar que a implantação de um sistema de tal porte teve, ainda, parte dos recursos destinada à sustentabilidade, ou seja, a definição que engloba ações sociais, economia / prosperidade, e contrapartida ambiental (proteção / recuperação / compensação relacionadas ao meio ambiente).
A estrutura do viaduto foi projetada em grelha com 9 tabuleiros isostáticos de concreto pré-moldado, esconsos, além de 2 encontros leves, totalizando 487,00 m de comprimento por 14,10 m de largura (2 faixas de rolamento e 2 acostamentos). Seis tabuleiros possuem vão de 42,40 m, mas dois dos apoios intermediários são compostos por estruturas do tipo cavalete, atingindo assim maiores vãos (51,60 m no vão principal e 47,00 m nos dois adjacentes, mantendo a solução em vigas pré-moldadas).
O sistema estrutural dos tabuleiros consiste em grelha composta por longarinas pré-moldadas protendidas, duas transversinas de apoio, pré-lajes e lajes moldadas “in loco”. A chegada das vigas aos cavaletes é realizada através de Dentes Gerber. A Mesoestrutura e Infraestrutura são compostas por linhas intermediárias de travessas e pilares, cada uma apoiada sobre blocos e estacas pré-moldadas. Os cavaletes se apoiam sobre blocos e estacas raiz. Os encontros leves foram idealizados como grelhas de lajes e vigas apoiados sobre pilares, blocos e estacas pré-moldadas.