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Projeto

Ponte do Piqueri

 

Recuperação e Reforço

Um abalroamento na Ponte do Piqueri (S.P.), causado por um caminhão no dia 17 de julho de 2015, gerou um grande engarrafamento na Cidade de São Paulo. O veículo transitava na marginal do Rio Tietê quando sua caçamba levantou e colidiu com o tabuleiro da ponte.

Após vistoria “in loco” por nossa equipe técnica, concluímos que a Longarina Extrema estava totalmente comprometida devido à quebra de grande parte do concreto e rompimento de vários cabos de protensão. Determinamos então o imediato escoramento da Longarina danificada. Após isso, definimos pelo corte em duas partes com fio diamantado e posterior içamento para descarte da mesma.

Finalizado o serviço de remoção, foi realizada uma nova vistoria com extrações precisas das dimensões das peças pela equipe técnica com auxílio de topografia. Nesta vistoria verificamos que o tabuleiro (longarinas, tranversinas e lajes) era quase totalmente protendido (usual na época da execução) e, devido à inevitável remoção do trecho da viga, a laje e as transversinas perderam suas capacidades portantes.

O reforço proposto consistiu em uma longarina pré-moldada armada no canteiro central da marginal; implantação de barras protendidas tipo “dywidag” para reforço das transversinas existentes e reforço inferior da laje com mantas de fibra carbono aderidas à estrutura.

A estrutura final do tabuleiro recuperado e reforçado (pista central, sentido Lapa) foi projetada dando continuidade aos vãos adjacentes, composta por tabuleiro isostático em grelha com 7 Longarinas de 17,25 m de comprimento, com 12,35 m de largura compreendendo 3 pistas e 1 passeio lateral.

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