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Projeto

Rio Negro

Recuperação, Reforço e Alargamento

A Ponte sobre o Rio Negro situa-se no Km 211+900 da BR 116, na divisa dos estados Paraná e Santa Catarina, no trecho sob Concessão da Planalto Sul - Arteris.

Trata-se de uma das mais importantes rodovias do país e, devido à constante evolução de capacidade dos veículos de carga, além da normatização e do programa de concessão exigirem acostamentos ao longo de toda a rodovia, foi imprescindível realizar as seguintes intervenções: implantação de acostamento e adequação do trem-tipo. Para tanto, foi desenvolvido o projeto de Recuperação, Reforço e Alargamento.

Sua estrutura original era composta por 3 tabuleiros aporticados onde apoiam-se 2 tabuleiros suspensos em “Viga Dupla” por meio de “Dentes Gerber”, totalizando 144,30 m de comprimento por 10,80 m de largura em pista simples sem acostamentos e com passeios laterais implantados posteriormente.

De fato, não há o registro documentado de muitas pontes antigas, e com esta não foi diferente: não havia acesso ao projeto original. Assim, realizamos uma retroanálise da estrutura com as medidas levantadas no campo (Vistoria Especial) para o carregamento oriundo do TB 24, característico da época. Após a comparação com os esforços da nova estrutura, alargada para 16,40 m (construção de uma nova longarina em cada extremidade lateral de cada tabuleiro para implantação de acostamentos, barreiras, passeios e guarda-corpos nas laterais da obra) com o TB 45 (vigente), foram reforçados os elementos estruturais que possuíam insuficiência de armação.

Posteriormente, devido a um erro executivo, foi necessária a implantação de uma sobrelaje de concreto armado sobre a laje existente. Com isso, após novas verificações dos elementos estruturais optamos pelo reforço com cabo de protensão externo em algumas longarinas (conforme necessidade) e armadura superior com aço CA 50 incorporada à sobrelaje.

Logo, o pertinente aproveitamento da estrutura original consistiu na recuperação, reforço e alargamento para um sistema de grelha aporticada onde a superestrutura passou a ser composta por 4 longarinas, transversinas, cortinas, lajes e pilares / tubulões. Os encontros foram complementados com solo-cimento compactado e confinado por alas novas, configurando plena concordância e suporte nas aproximações da obra.

Ligue para (11) 5506-0655
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