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Projeto
Alargamento da Ponte Rio Paranapanema




A Ponte sobre o Rio Paranapanema situa-se no Km 30 da SP-303 (Rod. Francisco Viana), na divisa entre os municípios Pirajú e Bernardino de Campos, no estado de São Paulo.
Em trecho próximo à ponte, a rodovia SP-303 se encontra com a SP-270 (Raposo Tavares), e sua manutenção é responsabilidade do DER/SP.
Devido à constante evolução de capacidade dos veículos de carga, além da normatização e dos programas de melhorias exigirem acostamentos e barreiras ao longo de toda a rodovia, bem como às condições patológicas observadas na vistoria especial, foi imprescindível realizar as seguintes intervenções: implantação de barreiras e adequação do trem-tipo e dos passeios. Para tanto, foi desenvolvido o projeto de Recuperação, Reforço e Alargamento.
Sua estrutura original era composta por 9 tabuleiros isostáticos de 35,10 m de comprimento em grelha com longarinas pré-moldadas, totalizando 315,90 m de comprimento por 10,90 m de largura em pista simples sem acostamentos, mas com passeios laterais, estes fora de padrão.
Atualmente, não existe registro documentado de muitas pontes antigas, e com esta não foi diferente: não havia projeto original. Logo, realizamos uma retroanálise da estrutura com as medidas levantadas no campo (Vistoria Especial) para o carregamento oriundo do TB 36, característico da época. Após a comparação com os esforços da nova estrutura, alargada para 12,10 m com o TB 45 (vigente), foram reforçados os elementos estruturais que possuíam insuficiência de armação, resultando no reforço das longarinas existentes com cabos de protensão externa, implantação de sobrelaje e aumento dos balanços nas extremidades laterais de cada tabuleiro para implantação de passeios padronizados e barreiras rígidas ao longo do comprimento da obra.
Logo, o apropriado aproveitamento da estrutura original consistiu na recuperação, reforço e alargamento para um sistema de grelha onde a seção transversal da superestrutura passou a comportar as exigências necessárias. Para a meso / infraestrutura a análise resultou em equivalência de solicitações, não prescindindo de reforço. Em termos construtivos, a solução adotada levou em conta economia, viabilidade construtiva e segurança estrutural. Por se tratar de uma obra totalmente protendida, tivemos que trabalhar em conjunto com a construtora para que os furos para o reforço da estrutura não atingissem os cabos existentes.