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Projeto

Prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes

 

Uma das principais rodovias do estado, a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) se inicia na capital, prosseguindo por 173 km até confluir com a Via Anhanguera (SP-330) no município de Cordeirópolis, região de Limeira. Importantes cidades como Jundiaí e Campinas estão compreendidas neste trajeto. É uma das principais rotas entre o Aeroporto Internacional de Viracopos e a Capital.

A princípio, a rodovia terminava em Campinas, com 95 quilômetros de extensão. Quando do prolongamento da rodovia (78 km adicionais), a Fares & Associados projetou parte das OAE’s, atuando no desenvolvimento de dispositivos como Santa Marina, Bairro Cascalho, intersecção com a SP-151 e intersecção com a SP-310, dentre outros.

A estrutura de cada viaduto foi projetada em tabuleiros hiperestáticos de concreto, com 1 a 3 vãos variando de 30,00m a 45,00 m de comprimento , e largura variando caso a caso.

O sistema estrutural dos tabuleiros consiste em caixões de uma a três células compostos por longarinas protendidas, transversinas, lajes superiores e lajes inferiores. A Mesoestrutura e Infraestrutura são compostas por linhas intermediárias de pilares-parede, cada um apoiado sobre blocos e estacas.

Exemplificando estas obras, temos o dispositivo da SP-348 sobre a Rodovia Adalberto Panzan (interligação Anhanguera – Bandeirantes), na região de Campinas. Este viaduto possui 3 tabuleiros esconsos e em curva com comprimentos de 35,50 m, 45,00 m e 35,50 m, em vigas caixão com duas células formadas por três vigas longarinas.

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